• PDF
  • Imprimir

Declaração de voto da Aspásia na votação do PL 2707/2014

  • Sex, 14 de Fevereiro de 2014 14:32
  • PL 2707/2014: reestruturação do plano de cargos, carreiras e remuneração do quadro de pessoal dos servidores técnico-administrativos da UERJ.

    "A SRA. ASPÁSIA CAMARGO (Para declaração de voto) – Sr. Presidente, Sr. Reitor, meus companheiros professores, procuradores da UERJ, Sindicato, acho que este é um momento de grandes omemorações. Não que a UERJ esteja ainda do jeito que ela deve ser.

    Fui professora tantos anos nessa universidade e pude sentir com vocês todas as fragilidades, Todas as carências da Universidade, que muito poucas pessoas se lembram foi fundada por Anísio Teixeira, o maior educador que o Brasil já teve em toda história da República. E é exatamente em nome de Anísio Teixeira que nós temos que ter aqui um compromisso de honrar sua memória e a sua obra e tornar essa Universidade um centro de pensamento, um centro de novas tecnologias renováveis, um centro de ciências sociais avançado e, sobretudo, isso que foi comentado aqui, um centro que se irradie por todo Estado do Rio de Janeiro.

    No que diz respeito ao Orçamento, meu Reitor, tenho uma grande queixa antiga que esta Casa pode vir a resolver, que é o fato de que o Hospital Pedro Ernesto, que é um patrimônio da Saúde no Estado do Rio de Janeiro, aparece no Orçamento, Sr. Deputado Luiz Paulo, como um sugador de dinheiro, porque representa 40% da verba que vai para a UERJ e, sinceramente, esse hospital presta serviços públicos, portanto não pode ser visto como despesa, tem que ser visto como um prestador de serviço.

    Acho que esse erro, que desde os anos 90 nós identificamos no Orçamento da UERJ, pode ser incorporado nesta Casa como um fator de negociação para que haja um Orçamento em separado para o Hospital Pedro Ernesto, que é um centro de atendimento médico, que deveria ser muito mais bem tratado do que vem sendo até estes dias.

    Sou testemunha de que este Reitor é um grande negociador político e é um grande conhecedor da sua Universidade e tem autoridade para fazer isso que fez tão bem, negociar, propor, insistir, às vezes silenciosamente, mas com muita firmeza. Por isso, ao contrário de outros reitores que eu respeito, vi que o trabalho de V. Maga. foi bem sucedido e resultou em todos esses progressos que estamos vendo por aqui, hoje.

    Então, todos nós contribuímos com emendas. A minha Emenda 113 foi aprovada, foi aglutinada, outros Deputados entraram com outras emendas. Queria registrar, neste momento, do meu orgulho de ser Deputada, porque tanto se fala mal do Poder Legislativo, tanto se anula a importância do Deputado, e agora nós estamos vendo que um Colégio de Líderes atuante, uma plenária e um grupo de Deputados apaixonados podem, sim, fazer coisas como fizemos, hoje, em benefício da UERJ, em benefício do Estado do Rio de Janeiro.

    Muito obrigada. E os procuradores estão aguardando a solução que todos desejamos para eles. "

    Declaração de voto da Aspásia na votação do PL 2707/2014