• PDF
  • Imprimir

Rio de todos os Bairros: Leblon

  • Dom, 27 de Julho de 2014 11:32
  • bairros-leblon-site

    O Leblon é uma aldeia global. Tem estilo e muitas virtudes, como o altíssimo índice de escolaridade de 16,84 anos, contra 7,2 da média nacional, e a beleza arquitetônica e natural. Era um areal com poucas casas construídas há bem poucas décadas. Todos se conheciam. Ainda hoje os moradores se cumprimentam e  passeiam pelas ruas com árvores enfeitadas com orquídeas. Por conta de seus encantos, tem o metro quadrado mais caro do país. O Leblon completou 95 anos e está inteiro! Parabéns para o bairro especial onde tenho muitos amigos e é referência para muitos bairros.

    Com tantos atributos, não é à toa que artistas famosos, escritores, cineastas, escultores, artistas plásticos , intelectuais, empresários e a vanguarda da cultura tenham escolhido o Leblon para chamar ser seu. É fonte de inspiração. O mais bacana é encontrar os moradores ocupando os seus charmosos botecos, cafeterias, bares, restaurantes e clubes. A Livraria da Travessa, a Argumento ou a Sabor Literário pulsam, assim como a Rua Dias Ferreira! Para os pequenos, o Baixo Bebê é o point. É o pertencimento que todo carioca deveria ter pelo seu bairro.

    O Leblon foi repaginado nos anos 90. O projeto urbanístico Rio Cidade de Índio da Costa  foi absolutamente sensacional e, por conta disso, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como o alemão IF Product Design Award, considerado o Oscar do design mundial, como destaca a presidente AMA Leblon, minha querida Evelyn Rosenzweig.

    Mas o Leblon precisa de cuidados. O projeto vitorioso de Índio da Costa tem que ser preservado e bem cuidado. A praia tem que ser despoluída. Pelos dados do INEA, durante o ano, poucos são os dias próprios para banho de mar. Muito esgoto in natura vai parar nesse paraíso. A Cruzada São Sebastião, o conjunto habitacional, inaugurado em 1955, e idealizado por Dom Hélder Câmara, precisa de reparos, iluminação, pintura e embelezamento. O entorno das obras do metrô precisam de mais policiamento e é imperioso colocar mais guardas de trânsito para fazer a coisa fluir. precisamos as suas virtudes de aldeia que agora virou global. Quais são as suas pedidas para melhorar o bairro?

    Rio de todos os Bairros: Leblon