• PDF
  • Imprimir

O nosso compromisso tem que ser com a educação infantil integral

  • Ter, 04 de Setembro de 2012 18:59
  • A candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, pelo Partido Verde, Aspásia Camargo assinou, no último dia 4 de setembro, terça-feira, carta compromisso com as propostas do Fórum de Educação Infantil do Rio de Janeiro que reúne representantes de universidades, movimentos sociais, governo e ONGs, como pesquisadores, professores e estudantes universitários.

    eduduca

    O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Professores de Escolas Privadas (Sinpro). Aspásia discutiu a questão da infância no Rio de Janeiro e a gestão da Rede Municipal de Ensino. Foi categórica ao reiterar duas de suas bandeiras de campanha: escola integral já e atenção aos professores.

    “Não há milagre, temos que buscar o tempo integral o mais rapidamente possível, o que implica na hierarquização de prioridades para o município. Em primeiro lugar, deve vir a educação. E não há educação sem professor. Ele tem que permanecer na escola, com dedicação integral, e para isso deve receber estímulos como contrato de trabalho e plano de carreira, para não depender de gratificações e de compor seu salário trabalhando em vários lugares”, disse ela. 

    Para Aspásia, o ensino infantil, que está avançando no mundo, carrega o comprometimento de formar pessoas e valores. E dois grandes aliados do aprendizado são a cultura e a comunicação. O resultado são cidadãos prontos para uma sociedade que já é a do conhecimento. “Temos que assumir uma revolução educacional que envolve inclusive parcerias com instituições e com a sociedade civil. E a escola deve estar conectada a comunidade”, completou.

    O nosso compromisso tem que ser com a educação infantil integral