• PDF
  • Imprimir

Aspásia defende área de especial interesse agrícola no Rio

  • Ter, 11 de Setembro de 2012 13:53
  • Produtores orgânicos da cidade são prejudicados, por exemplo, com pagamento de IPTU


    altA candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Partido Verde, Aspásia Camargo, visitou, na manhã desta terça-feira, dia 11 de setembro, a feira orgânica da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. No local, onde conversou com os feirantes, pequenos produtores agrícolas, que por viverem em área urbana, não são reconhecidos como agricultores rurais e são submetidos a desvantagens como o pagamento de IPTU, além de serem privados de, por exemplo, fornecer alimentação escolar. 

    “Minha proposta é a criação de áreas de especial interesse agrícola. Mesmo que a Zona Oeste, onde muitos deles estão, não seja mais considerada rural, é preciso delimitar determinados perímetros que sejam”, disse a candidata verde, destacando que há muitos produtores orgânicos nos bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Vargem Grande e até no Alto da Boa Vista.

    A feira da Nossa Senhora da Paz faz parte do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas que está no Bairro Peixoto, Tijuca, Glória, Jardim Botânico, Leblon e vai chegar à Barra da Tijuca em breve. Segundo o coordenador do evento, Fiora Serafini, o circuito ajudou a aproximar o produtor do consumidor. “Antigamente, os agricultores orgânicos tinham muita dificuldade de comercialização dos produtos, pois não tinham como se aproximar do consumidor. As feiras ajudaram a promover a comercialização”, explicou ele.

    Aspásia conversou com consumidores, como Dona Lúcia, moradora de Ipanema. Ela contou à candidata que os preços são compatíveis com os valores encontrados nos supermercados. Mas a vantagem é que os alimentos sem agrotóxicos são mais saudáveis.

    A candidata verde fez ainda um alerta para uma tendência mundial. Enquanto a Prefeitura do Rio no atual Plano Diretor anulou as áreas rurais no município, as grandes cidades do mundo estão investindo em cinturões verdes e segurança alimentar. “Se eleita, vou levar o projeto de criação de áreas de especial interesse agrícola para a Câmara de Vereadores”, garantiu Aspásia, lembrando que a agricultura orgânica é uma luta tradicional do Partido Verde.

    Aspásia defende área de especial interesse agrícola no Rio