• PDF
  • Imprimir

Aspásia questiona governança em evento pós-Rio + 20

  • Seg, 05 de Novembro de 2012 18:07
  • A deputada Aspásia Camargo participou do evento Rio + 20, O Futuro que Vamos Ter, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

    Atores importantes do processo da conferência debateram os resultados e temas gerados a partir da Rio + 20, como a erradicação da pobreza no Brasil  e no mundo. Durante o debate, a deputada fez uma intervenção sobre governança.

    aspasia_destaque_05112010


    “Eu pergunto, e a governança? Temos grupos de estudo e lideranças competentes, mas não temos dados e informações suficientes. Estão aí as secretarias e o ministério do Meio Ambiente que não mandam nada, quando, na verdade, precisamos de integração entre as políticas. Sem o envolvimento da pasta Economia, por exemplo, não há como se falar em desenvolvimento sustentável. E eu fico extremamente irritada quando as políticas públicas não consideram a variável ambiental sob alegação de que os princípios da sustentabilidade encarecem os projetos. Não! São os cálculos que estão sendo feitos de forma equivocada”, disse ela, citando o exemplo do reaproveitamento de entulhos da construção civil e da poda de árvore, pontos da sua lei municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. “Qual é o custo de deixar esses entulhos espalhados pela cidade?  Alguém fez esse cálculo?”, questionou.

    Aspásia questiona governança em evento pós-Rio + 20