Em busca da sustentabilidade
O Rio de Janeiro foi sede, em 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20. Neste grande evento, estudiosos, cientistas, políticos e ambientalistas renovaram o compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
Mas o que é crescer economicamente com sustentabilidade? Durante a campanha à Prefeitura do Rio, a deputada Aspásia Camargo defendeu este conceito mostrando que hoje ele está presente em todos os setores da sociedade: saúde, educação, transporte, segurança etc. E a sustentabilidade está no DNA do Partido Verde, que há 20 anos antecipou discussões que governos e entidades civis estão tendo agora.
Integrar a sustentabilidade ao dia a dia das grandes cidades é o desafio que todos temos pela frente. No Brasil e, especificamente no Rio de Janeiro, os gargalos ainda são enormes. Praias sujas, lixo acumulado nas ruas, índices pífios de reciclagem e falta de uma legislação ambiental mais rígida, são problemas graves a serem enfrentados.
A convite da Siemens, a deputada Aspásia Camargo está em Londres conhecendo novas práticas e ações sustentáveis e apostas na criatividade como forma de integrar melhor o homem e o meio ambiente.
Durante esta semana, disponibilizaremos aqui no site informações sobre como o mundo está se preparando para a Agenda 21 e o que devemos fazer para tornar o Rio de Janeiro uma cidade sustentável.