• PDF
  • Imprimir

Alerj vota projeto que livra praias de Búzios do esgoto

  • Qui, 16 de Maio de 2013 10:52
  • Depois de anos de pressão, finalmente, a praia de Manguinhos, em Búzios, pode se ver livre da poluição.

    Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 2158/2013, que destina recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), no total de R$11,5 milhões, para importantes obras de saneamento na Região dos Lagos. Uma delas é a transposição que desvia esgoto tratado da Lagoa de Araruama para o Rio Una, poupando sua salinidade que está sendo prejudicada. Outra é o tratamento da Lagoa de Geribá, que livra a praia de Manguinhos das línguas negras.  “Foram anos de luta, entre audiências públicas e reuniões com autoridades, para salvar Búzios do esgoto”, disse a deputada Aspásia Camargo, que vem sendo uma das protagonistas dessa mobilização.

    Além de Búzios, serão beneficiadas as cidades de Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O projeto prevê ainda recursos para melhorias na distribuição de água em Arraial do Cabo. Aspásia apresentou  uma emenda para determinar que a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa) elabore relatório com a previsão de investimentos. O objetivo é garantir que esses recursos sejam aportados conforme o contrato de concessão.

    “Cabe à Agenersa controlar este contrato e a maneira como ele vai ser utilizado por esses municípios. E a nós zelar para que haja a maior transparência possível. Fica aqui, também, a minha solidariedade com uma região que é a joia da coroa do turismo no Estado do Rio de Janeiro e que, até este momento, não foi protegida naquilo que ela tem de mais precioso: seus recursos naturais, a sua água!”, disse ela, em plenário. O PL recebeu 53 emendas dos deputados.

    Alerj vota projeto que livra praias de Búzios do esgoto