• PDF
  • Imprimir

Uma aula sobre os impactos negativos do píer em Y

  • Ter, 28 de Maio de 2013 10:21
  • Aspásia ministra palestra a alunos estrangeiros na FGV sobre a zona portuária do Rio.

     

    A deputada Aspásia Camargo ministrou aula a alunos estrangeiros, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre os impactos negativos do píer em Y na Zona Portuária do Rio. O encontro foi no último dia 28 de maio, terça-feira. As revitalizações da Praça Mauá eram o objeto de interesse dos estudantes da Califórnia, Estados Unidos. Aspásia enfatizou justamente os prejuízos que o atracadouro irá trazer à região, que está sofrendo intervenções importantes, especialmente na Praça Mauá, onde as Docas pretendem instalar o píer que irá desencadear uma verdadeira muralha de navios, tapando toda a paisagem do local.

    alt

    Aspásia mostra como os navios irão tapar as obras de revitalização da Zona Portuária

     

    A parlamentar convidou a turma para a audiência pública que irá acontecer amanhã, dia 29 de maio, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O evento é fruto de uma parceria entre a deputada Aspásia Camargo e a vereadora Laura Carneiro (PTB). O presidente das Docas confirmou presença.

    "Uma ação judicial de minha autoria retomou as negociações. E agora o debate tomou maiores proporções. Existe a alternativa de fazer o píer em Y em outro lugar, sem que ele atrapalhe obras importantes do processo de revitalização do Porto, como o Museu do Amanhã. O prefeito, que antes lavou as mãos, já se reposicionou, declarando poder entrar, inclusive, com o complemento de recursos financeiros necessários para mudar a obra de lugar. E a autoridade estadual disse que trabalhará nas licenças ambientais, conforme prevê a legislação federal. Essa era uma situação muito difícil de reverter. E por tudo isso, já podemos nos considerar vitoriosos", disse a parlamentar e professora da FGV.

     

    alt

    Alunos visualizam as obras diretamente no mapa da Zona Portuária

    Uma aula sobre os impactos negativos do píer em Y