• PDF
  • Imprimir

Audiência Pública sobre a Baía de Guanabara

  • Qua, 24 de Setembro de 2014 08:42
  • destaque-audiencia-baia-guanabara-24092014

    Acontecerá hoje, na Sala das Comissões Permanentes (sala 311) da Alerj, a audiência pública sobre a Baía de Guanabara, a partir das 11 horas.

    Serão debatidos temas de suma importância:

    - a qualidade das águas da Baía de Guanabara considerando as Olimpíadas de 2016;
    - a situação das praias, no aspecto balneabilidade, papel ecológico e lazer;
    - a situação do saneamento dos municípios no entorno da Baía de Guanabara
    - a situação dos planos municipais de saneamento
    - a influencia do emissario submarino de Icaraí

    A urgência agora são as Olimpíadas de 2016, pois nossos atletas estão encontrando uma baía totalmente suja para treinar. E os atletas que virão para as Olimpíadas? Eles encontrarão sofás, camas, mas o principal não encontrarão: as águas limpas. Não existe um único culpado, mas é preciso trabalhar em conjunto, para traçarmos um planejamento estratégico e um novo futuro, longe deste sombrio que se desenha atualmente.

    Precisamos ampliar nossa visão sobre a governança da Baía de Guanabara e aumentar a transparência dos programas de saneamento. Quantos e quantos milhões foram gastos e isso não foi suficiente para despoluir a Baía de Guanabara?

    Vamos discutir junto com as autoridades presentes das esferas municipal, estadual e federal mecanismos de ações que seriam realmente eficazes pra despoluir a Baía de Guanabara. Autoridades como Axel Grael, vice-prefeito de Niterói, que teve recentemente uma atitude de sucesso na Praia de Jurujuba, no sentido de despoluir a Baía, começando por partes.

    Muita coisa já foi feita, mas a Baía continua poluída e esta audiência pública será fundamental para passarmos a receber melhores notícias sobre ela.

    Conto com sua presença!

    Audiência Pública sobre a Baía de Guanabara