• PDF
  • Imprimir

E a luta continua pelo saneamento na região metropolitana e por você!

  • Qui, 09 de Outubro de 2014 16:20
  • destaque-aspasia-09102014

    Recebi uma linda homenagem ontem durante evento do Trata Brasil em parceria com Ministério Público pelos serviços que prestei ao meu estado e a todos vocês, cidadãos cariocas e fluminenses, em defesa da universalização dos serviços de saneamento no menor prazo possível.

    Meu trabalho não se resumiu as inúmeras vistorias e audiências públicas que promovi. Muito menos as criticas ao trabalho inconsistente da Cedae. Meu relatório de Saneamento traz soluções para esse grave problema, responsável pela poluição de quase todos os corpos hídricos do estado e por tirar a saúde da população.

    O foco central do evento foi a Baía de Guanabara. Disse que por primeira vez, o saneamento está na pauta dos candidatos. Resta saber se o vencedor terá vontade política para universalizar os serviços de saneamento e avançar bastante até 2020. Proponho a criação agência executiva de desenvolvimento urbano e de uma reguladora com capacidade de gerar informações confiáveis para mostrar o desempenho das diferentes empresas que irão produzir os serviços. Quero uma agência muito diferente do modelo da frágil Agenersa. Ela deverá fixar as tarifas, hoje equivocadamente determinadas pela Cedae.

    Defendo a quebra do monopólio da Cedae, que deverá ficar com a geração da água e com as estações de tratamento, deixando a ampliação e a gestão da precária rede hoje existente a cargo de concessionárias privadas, capazes de captar seus próprios recursos.

    E a luta continua pelo saneamento na região metropolitana e por você!