• PDF
  • Imprimir

Abertura do XIII Fórum de Biologia da Universidade Veiga De Almeida

  • Qui, 09 de Outubro de 2014 18:16
  • destaque-aspasia-uva-0910

    No último dia 6 de outubro, participei da abertura do XIII Fórum de Biologia da Universidade Veiga De Almeida. Na presença de professores e biólogos, discorri sobre o tema "Cidades e mudanças climáticas", ressaltando a importância nas mudanças climáticas e principais preocupações na influência global.

    Durante a palestra, afirmei que todos os países são responsáveis pela poluição, e os esforços que devem ser feitos pela diminuição dos gases de efeito estufa. Sabemos que os grandes vilões da poluição são os combustíveis fósseis, como o carbono e o petróleo. Após diversas conferências, já se chegou à conclusão de que os países desenvolvidos, que poluem mais, devem pagar mais pela despoluição - o princípio é o das "responsabilidades comuns, porém diferenciadas"

    Mostrei os números do último inventário de mudanças climáticas do Rio de Janeiro, que mede as emissões de gases poluentes. De acordo com o inventário, o Rio emitiu 11.199.269 toneladas de gás carbônico em 2011, um número considerado alto pelos cientistas.

    Lembrei aos estudantes presentes que o Brasil precisa de lideranças. Não precisamos de pessoas apagadas e dóceis. E convoquei todos a participarem da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20) , que será em Lima, no Peru, em dezembro de 2014.

    Acredito que, todos devem ficar mais sensibilizados e mais ousados em seus compromissos no enfrentamento das mudanças climáticas. O assunto é serio!

    Abertura do XIII Fórum de Biologia da Universidade Veiga De Almeida