• PDF
  • Imprimir

Dia Mundial de Higienização das Mãos: mais asseio para salvar vidas!

  • Qui, 05 de Maio de 2011 13:57
  • Com o simples ato de lavar bem as mãos, é possível prevenir e reduzir doenças e infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários nos serviços de saúde. Foi com esse objetivo que Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como o ´Dia Mundial de Higienização das Mãos´, como parte da campanha Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura.

    higifinal

    De acordo com a infectologista Fabrízia Dias, a lavagem correta das mãos é um ato primordial para se evitar diversos tipos de doença. As mãos podem servir de veículo de contaminação e disseminar doenças como a gripe, hepatite A, doença de pele e várias outras, diz. Ela explica ainda que, lavando as mãos com água e sabão, pode-se evitar a transmissão de 90% das doenças, inclusive a disseminação de bactérias super resistentes.

     

    A infectologista da SMS informa que a lavagem correta das mãos não pode ser feita apenas com água. O uso do sabão é essencial e o ideal é que o ato dure entre três e cinco minutos. Deve-se lavar exaustivamente a palma, o dorso e ensaboar bem entre os dedos. Mulheres com unhas compridas devem escovar as unhas e cortar sempre que possível. Quem usa jóias e relógios devem retirá-los antes de lavar. Além disso, é importante higienizar esses objetos uma ou duas vezes por dia, explica.

     

    No sentido de contribuir com o aumento da adesão dos profissionais às boas práticas de higienização das mãos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) publicou uma cartilha com as orientações sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde, que oferece informações atualizadas sobre esse procedimento.

    Dia Mundial de Higienização das Mãos: mais asseio para salvar vidas!