Saneamento nunca interessou aos prefeitos do Rio
- Sex, 16 de Setembro de 2016 09:35
A universalização dos serviços de saneamento é minha principal bandeira. Presido a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj pela segunda vez consecutiva. As diligências que faço regularmente e os números oficiais comprovam que o Estado do Rio de Janeiro está de mal a pior quando o assunto é saneamento. A Cedae, empresa responsável pelo fornecimento dos serviços de água e esgoto em 64 dos 92 municípios do estado, mostra que não tem fôlego nem capacidade para atender a população do estado. Por conta disso, o mar, lagoas e rios estão absolutamente poluídos.
Apenas 39,2% da população dos municípios atendidos pela Cedae possuem rede de coleta de esgoto. Quando o assunto é tratamento de esgoto, o percentual cai para cerca de 13%. Segundo o balanço da empresa, o desperdício é de cerca de 50%. E para piorar, não há uma agência reguladora para fiscalizar os seus serviços e quem determina o reajuste dos preços das tarifas é a própria empresa.
Água na bica duas vezes por semana não é satisfatório.Temos que correr mais para termos universalização dos serviços, mas nada mudará com a Cedae funcionando dessa maneira, precária e pouco transparente. Para atingir a universalização até 2020, ou no máximo até 2022, é preciso um planejamento rigoroso, com metas, redução de desperdício da água, intervenção pesada na rede, que é velha, e muito mais investimentos. A rede está absolutamente obsoleta, um passo para que aconteçam grandes desastres, como a na adutora do Mendanha, que vitimou uma criança.
Nesse espaço, colocarei sempre informações relevantes sobre saneamento. A universalização dos serviços é uma batalha imperiosa de todos.
Recebi uma linda homenagem ontem durante evento do Trata Brasil em parceria com Ministério Público pelos serviços que prestei ao meu estado e a todos vocês, cidadãos cariocas e fluminenses, em defesa da universalização dos serviços de saneamento no menor prazo possível.
Leia mais: E a luta continua pelo saneamento na região metropolitana e por você!
A deputada Aspásia Camargo, candidata à reeleição, esteve nesta sexta-feira, ao lado de Romário Farias, caminhando pelos bairros, da Zona Sul, e conversando com moradores da região.
Leia mais: Aspásia e Romário juntos fazendo o melhor pela Zona Sul
Aspásia debate gerenciamento costeiro do Estado do Rio, na Alerj.
Deputada fez corpo a corpo na orla no último dia 7 de setembro e pediu aos moradores para cobrar aplicação da Lei da Praia Limpa.
Meta da deputada estadual e candidata à reeleição é universalizar o saneamento até 2020 e limpar a Baía de Guanabara até 2016 para receber as competições de vela nas Olimpíadas.
Leia mais: Aspásia recebe apoio de Romário na luta por saneamento para todos
Confira as principais questões do debate sobre universalização dos serviços de água e esgoto no Rio.
Página 1 de 12